Artigos Velocidade

Fibra Óptica: Como funciona essa tecnologia?

A tecnologia de fibra óptica conquistou grande espaço e se tornou preferência em relação a qualidade e velocidade de internet.

Mas como funciona essa tecnologia e quais as vantagens que a fibra óptica oferece? Continue lendo e confira!

Fibra Óptica: Como funciona essa tecnologia?

O que é a fibra óptica

A fibra óptica é uma tecnologia de conexão de internet que oferece o que há de mais avançado atualmente no mercado.

Os cabos de fibra óptica substituem os cabos comuns com fios de cobre. Dessa forma, proporcionam uma maior velocidade de transmissão de informação digital.

Essa tecnologia consiste em fios de vidro extremamente puros, revestidos de camadas de plástico reflexivo. Dessa forma, uma fonte de luz é ligada e desligada de forma rápida em uma extremidade do cabo. Com isso, transmite as informações dos dados digitais.

A luz percorre através dos fios de vidro, e continuamente reflete por fora do interior dos plásticos espelhados. Esse processo é conhecido como reflexão total interna.

Esses sistemas podem transmitir bilhões de bits de dados por segundo. Além disso, podem levar vários sinais ao longo da mesma fibra, usando lasers de cores diferentes.

Os cabos possuem uma estrutura muito fina, que se compara ao fio de cabelo humano. No entanto, são capazes de transmitir dados rapidamente mesmo ao longo de grandes distâncias.

Como funciona essa tecnologia?

Podemos comparar a fibra óptica como um canudo ou um cano plástico flexível. 

Podemos imaginar um cano com vários quilômetros de comprimento, totalmente revestido de espelho em seu interior. Se uma pessoa, de um lado do cano, ligar uma luz direcionada para dentro do cano, será possível vê-la refletindo da outra ponta.

No entanto, é preciso que o espelho usado seja de um vidro puro, que ofereça total nitidez.

Se essa luz começar a ser ligada e desligada, como na técnica de código morse, será possível interpretá-la do outro lado.

Sendo assim, é dessa maneira que funciona a fibra óptica na prática.

A luz transmitida pela fibra proporciona o alcance de velocidade muito elevada, com baixa oscilação por quilômetro. 

Diferença entre as tecnologias

As redes comuns e convencionais, são compostas por fiação de cobre. Sendo assim, essas conexões oferecem em média uma velocidade de transferência entre 768Kb/s e 1+5 Mb/s. Em condições favoráveis, as redes com conexão de fio de cobre podem chegar a 7 Mb/s.

Já nas conexões com tecnologia de fibra óptica, as velocidades médias estão entre 50 e 100 Mb/s, e em condições de potencial máximo podem chegar entre 1 e 10 Gb/s.

Dessa forma, a diferença apresentada em questão de velocidade e de qualidade de conexão é muito grande.

Essas diferenças se dão pelo fato de que a fibra óptica transmite pulsos de luz ao invés de eletricidade. Essa tecnologia pode atingir e suportar frequências muito maiores que os sinais elétricos dos fios de cobre.

Essa maior frequência representa uma maior quantidade de pulsos de luz por unidade de tempo, que explica a capacidade de maior velocidade dessa conexão. Além disso, essa nova tecnologia apresenta muitas outras vantagens.

Quais os benefícios da internet por fibra óptica?

Uma grande vantagem dessa tecnologia, é que os fios suportam um volume de dados muito maior que as técnicas comuns. Dessa forma, conseguem atingir uma velocidade maior na transmissão dessas informações.

Além disso, essa tecnologia oferece uma menor interferência de fatores externos. Dessa forma, as oscilações são controladas e há uma maior qualidade na internet.

Essa tecnologia também proporciona que a sua velocidade seja fiel a seu pacote contratado. Ou seja, aquilo que você comprar, será o que você poderá usar.

A velocidade mais rápida é tanto para downloads quanto para uploads.

Mesmo em grandes distâncias, a fibra óptica garante a qualidade e a velocidade da internet.

Outra vantagem, é que os fios não sofrem influência de frequência de rádio, o que acontece com os cabos comuns com fios de cobre.

Dessa forma, os sinais não sofrem interferências de geradores elétricos, motores, linhas elétricas de alta potência e relâmpagos, que frequentemente são causadores de ruídos nas linhas de transmissão convencionais.

Por fim, as fibras ópticas possuem uma resistência maior do que os fios de cobre.

A eficiência dessa tecnologia é tão grande que, um par de fibra óptica cujo diâmetro é comparado com um fio de cabelo, pode transmitir 2,5 milhões ou mais de chamadas telefônicas ao mesmo tempo. Já um cabo de cobre, para realizar o mesmo número de transmissão, teria que ter um diâmetro de seis metros.

Além disso, a fibra óptica oferece uma mair segurança de dados. Sendo assim, interceptar o trânsito de informações nos cabos ópticos é muito mais difícil do que nos fios de cobre convencionais. Então, os dados digitais transferidos por essas redes acabam ganhando uma camada extra de proteção.

Tipos de fibra óptica

Essa tecnologia pode apresentar basicamente dois modos:

Monomodo:

  • Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra;
  • Tem núcleo de 8 a 9 μm e casca de 125 μm;
  • Alcance limitado de 4km para cabeamento estruturado;
  • Dimensões menores que os outros tipos de fibras;
  • Maior banda passante por ter menor dispersão;
  • Utiliza comprimentos de ondas de 1.310 ou 1550 nm;
  • Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.

Multimodo:

  • Tipo mais comum em cabeamentos primários inter e intra edifícios;
  • Tem núcleo de 50 ou 62,5 μm (equivale à milésima parte do milímetro) e casca de 125μm;
  • Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas);
  • Alcance limitado de 2km para cabeamento estruturado;
  • Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores;
  • Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda.

Além disso, pode ter características como:

OPGW: Função original dos cabos de para raio, exercer blindagem contra DA diretas nos condutores fase, além de suportar o feixe de FO.

ADSS: Função original dos cabos ADSS ou dielétricos, utilizar um cabo com características isolantes em pequenos lances, além de suportar o feixe de FO.

Se você deseja uma internet de qualidade, com alta capacidade de alcance e velocidade, e com menor taxa de oscilação e problemas técnicos, a internet por fibra óptica é uma opção de investimento ideal para você!

Gostou dessas informações sobre a fibra óptica e entendeu sobre seu funcionamento e seus benefícios? Então compartilhe esse artigo com seus amigos em suas redes sociais!

Deixe sua opinião abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.